quarta-feira, 4 de junho de 2008
Último Exercício - Não PP
Entregar dia 18 de junho
Escolher um dos estilos não publicitários comentados em aula e no blog para criar um anúncio (tamanho livre) para um veículo ou programa de comunicação - exemplo Rádio Atlântida ou Programa específico da Rádio.
Pode usar imagem.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Atividade 12
homem - casa - fogo - pássaro
ex.: O homem entrava em casa quando pássaros passaram voando em bando anunciando que havia fogo.
Atividade 11
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Atividade 09 e 10
10: Criar um anúncio de cliente livre utilizando o texto em estrutura múltipla escolha. publicar no blog.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Algumas possibilidades de estilos não-pp
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Atividade 08
O Shopping é para as classes A e B, principlamente, mas visa também alcançar a classe C. Entre as principais lojas e serviços destacam-se: Swatch, Chilli Beans, Pucket, Tim, Claro, Vivo, Twinset, Só Prata, Puma, Vitória (bijuterias), Brickel, Animale, Victor Hugo, Brasil Sul, Paper Room, Quiosque de souvenirs de futebol, IO Boticário, Richards, Emilice, Ótica Cristal, Nem Order, Hering, Krause, Hercílio, Forum, Benetton, Osklen, Zara, Nike Store, Tok & Stok, Imaginaruim, Sweet Sweet Way, Carmim, Opera Rock, La Martina, Multisom, Colombo, Accessorize, Carrefour, Colcci, Superfestas, Lilica e Tigor, Mormaii, Trópico, MMartan, Vivara, Lojas Americanas, Saraiva, Banana Records, Arezzo, Ellus, Renner, Cantão, TNG, Beagle, Tocad os Bichos, Hair Tech, Bancos, Cinemas, Posto de vendas da Rodoviária, Play Ground, Lan House, CVC Turismo, Mc Donalds, Star Bucks, Pizza Hut, Bob's, Petiskeira, Aki, Kopenhagen, Feira da Fruta, Berola, Batuva, Cruz de Malta choperia.
Atividade 06
segunda-feira, 31 de março de 2008
em gente achando que vocês é analfabeto, e você nem desconfia
Nós nem tínhamos começado o trabalho, e uma coisa já parecia resolvida: bastavam um título intrigante, um visual interessante, duas linhas de texto, e o anúncio estaria pronto. Pois é exatamente isso que algumas pessoas imaginam que você espera de um anúncio. E essas pessoas são as mesmas que têm falado algumas coisas bem desagradáveis sobre você nas salas de reunião. Eu tenho escutado que você não gosta muito de ler, que tem preguiça com textos longos, que jamais perderia seu tempo lendo propaganda.
Por incrível que pareça, quem tem falado isso é gente bem-intencionada, são gerentes de marketing, donos de empresas, pessoas que garantem que conhecem você como ninguém, que fizeram pesquisas, falaram com seus amigos, conhecem sua mulher, seus hábitos em detalhes. São profissionais sérios, gente que decide propaganda, o que você vai ver num anúncio, o que vai ler e também o que não vai ler. Eu confesso que, nessas ocasiões, tenho discutido muito, insistido em dizer que, além de ler jornal todos os dias, você também gosta de ler notícias do produto que vai comprar.
Embora eu não tenha instituto de pesquisa, não conheça você pessoalmente, não saiba sua idade, nem mesmo se você é homem ou mulher, de uma coisa eu tenho certeza: você é uma pessoa sensível, interessante e, principalmente, alfabetizada. Tenho garantido aos clientes que você aprecia o humor, gosta e precisa de informação, adora ler e é justamente por isso que assina ou compra jornal. Tenho lutado para que os anúncios não saiam das salas de reunião frios, burocráticos, chatos, sem graça nem emoção. Agora, confesso que várias vezes tenho sido derrotado nessas discussões, levando como lição de casa a tarefa de diminuir o texto para 2 ou 3 linhas e aumentar o logotipo do cliente em 4 ou 5 vezes.
Por isso, o Javier e eu decidimos não fazer um anúncio nesta página vendendo alguma coisa, mas resolvemos aproveitar este espaço para contar tudo isso para você, para mostrar o que andam falando e pensando de você. E não existe espaço melhor para isso do que as páginas de um jornal. Por isso, se você leu esse anúncio até aqui, para nós pe uma grande vitória. Temos certeza que, se tivéssemos falando de um produto interessante para uma pessoa interessada como você, ele teria sido lido mesmo que o texto fosse tão longo como este. Por isso, obrigado por você ter confirmado que nós estávamos certos. E, se você quiser aproveitar a oportunidade para reforçar seu ponto de vista, mande um e-mail para a gente, pois, na próxima vez que um cliente falar que você não lê, nós vamos mostrar para ele o seu depoimento. Vamos provar que tem gente inteligente lendo anúncios, sim, senhor, gente que gosta de ouvir uma boa argumentação, gente que adora dar risada diante de um anúncio divertido, gente que quer se emocionar, gente que, antes de ser Classe B 1, do sexo masculino, com rendimento de 10 salários e idade entre 25 e 55 anos, é gente. Gente que não quer ser tratada como analfabeta nem desligada só porque o mundo está cada vez mais rápido, mais visual e mais instantâneo. Mande seu e-mail. Talvez assim nós tenhamos anúncios melhores e consumidores mais bem informados. Como você, por exemplo.
Este anúncio foi uma iniciativa do Jornal Valor Econômico e do Clube de Criação de São Paulo
Criação: Ruy Lindenberg e Javier Talavera – W/Brasil
quinta-feira, 27 de março de 2008
Atividade 05
O texto deve ser médio, bem desenvolvido e focado no cliente.
Publicar no blog o anúncio original e a versão alltype feita para ele.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Atividade 03
- Definir qual a principal característica e/ou diferencial do produto escolhido
- Citar 5 sinônimos para esta característica
- Escrever para este produto 6 slogans:
a) Apelo Racional
b) Apelo Emocional
c) Rima
d) Foco no Cliente
e) Problema-solução
f) 1 palavra
g) Livre
terça-feira, 11 de março de 2008
Atividade 02
Escolher um produto (qualquer produto) e a partir dele fazer:
1. O briefing do produto
2. Citar 20 acracterísticas positivas e 20 características negativas do produto
Atividade 01
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Disciplina: REDAÇÃO
Nº aulas semanais: 04
Nº de aulas semestrais: 68
Código da disciplina: 051098
Ementa:
Estudo e prática das técnicas de redação publicitária para material impresso na publicidade direta e ao ar livre.
Objetivo Geral:
Oferecer os conhecimentos teóricos básicos para a prática redacional de peças publicitárias como: outdoors, malas-diretas, folhetos, volantes e outros impressos, oportunizando ao mesmo tempo situações problemas de modo que, ao final da disciplina, o aluno tenha condições desvelar, com êxito, a realidade do cliente e esteja qualificado para criar peças criativas e eficientes.
Conteúdo Programático:
A publicidade ao ar livre (seus conceitos, tipos de peças, vantagens e desvantagens de cada uma).
Características do texto e do tipo de ilustração atualizados na Publicidade ao ar livre.
Fatores que influem na eficiência da mensagem na publicidade ao ar livre.
Dimensões e distribuições das peças.
Trabalhos práticos (criação e redação de peças publicitárias)
A publicidade direta (conceito, tipos, vantagens e desvantagens de cada uma).
Características de publicidade direta.